23 de ago. de 2018

GRANDE LENDA DOS INVESTIMENTOS


Olá amig@s,

Antes de falar sobre a grande lenda dos investimentos, vou citar problemas comuns enfrentados pelos brasileiros no seu cotidiano: salário como única fonte de renda, endividamento além de sua capacidade econômica e ausência de um eficiente orçamento doméstico.

Assim, a maioria segue a vida acomodado com a situação financeira ruim, acreditando que não se pode gerar riqueza com pouco dinheiro.


De fato, é mais fácil gerar dinheiro quando você tem mais recursos para investir do que quando você tem poucos.

Mas, não podemos é aceitar este antigo discurso e se comportar de maneira prejudicial para as nossas financas pessoais.

Ao contrário, podemos sim aumentar gradualmente o nosso patrimônio, desenvolvendo o hábito de poupar e investir com responsabilidade.

Além do salário, devemos buscar opções para incrementar a nossa fonte de renda, seja através do empreendedorismo ou buscando novas formas de investimentos.

Uma grande lenda dos investimentos e uma das coisas mais difundidas na nossa sociedade é que é muito arriscado colocar dinheiro no mercado de ações, porque você pode perder tudo.

Obviamente não vou dizer que é tudo mentira, pois investir em mercados financeiros é arriscado e perigoso se não soubermos o que estamos fazendo.

Contudo, podemos buscar instrução e nos inteirar melhor sobre o assunto, através da educação financeira.

No Brasil temos mais pessoas presas do que investidores na bolsa de valores.

Para se fazer uma comparação, no Brasil 0,3% das pessoas estão na cadeia, enquanto 0,29% investem na bolsa, e, nos Estados Unidos, 65% investem em ações e 0,73% estão presas. (fonte: infomoney.com.br).

É surpreendente esta discrepância, principalmente pelo fato de que o investimento em ações é uma excelente forma de diversificar o portfólio e potencializar os ganhos.

Preste atenção:






▪Não se deixe levar por propagandas que querem fazer voce  acreditar que ganhar muito dinheiro em pouco tempo é fácil.

▪O risco que assumimos quando investimos no mercado de ações pode ser reduzido consideravelmente se começamos aos poucos, optando por empresas consolidadas no mercado, mediante a diversificação de papéis.

▪É muito importante estarmos cientes das nossas atitudes, tendo consciência dos riscos que podemos correr para saber onde podemos investir ou não.

▪Neste período eleitoral brasileiro as ações apresentam grande volatilidade e a depreciação de ativos com bons fundamentos se revela um bom momento para estudar a possibilidade de investir no mercado financeiro.

Sendo assim, com base no seu perfil de investidor, traçe a sua estratégia de investimento (a recomendação é que pense no longo prazo) e a partir daí decida quais produtos são mais apropriados para você investir o seu dinheiro.

Vamos juntos em busca da independência financeira.

Não deixe de seguir o @papainabolsa nas redes sociais.

Abraço.

4 comentários:

  1. Se tiver uma carteira de boas ações bem diversificada, com mentalidade de longo prazo é quase impossível perder tudo.

    Na grande maioria dos casos ganhará dinheiro no longo prazo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza, DIL.
      Compartilho da mesma opinião que a sua.
      Abraço.

      Excluir
  2. Temos que diversificar os investimentos, nunca colocar todos os ovos numa única cesta. E para quem busca a IF renda variável é uma ferramenta importante na fase da acumulação

    abç

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PM, a diversificação é um princípio fundamental no mundo dos investimentos. Infelizmente o brasileiro investe muito pouco em renda variável e o nosso mercado financeiro é movimentado pelos estrangeiros.
      Grande abraço.

      Excluir

Deixe o seu comentário