23 de abr. de 2018

TROQUE A POUPANÇA PELO TESOURO SELIC


Olá amig@s,

Os analistas financeiros recomendam que os nossos investimentos devem ser realizados de acordo com os nossos planos de curto, médio ou longo prazo.

Há quem diga que só existe investidor de longo prazo, pois no curto prazo é especulador.

Pois bem, costumo investir de forma variada.

Assumo o meu perfil especulativo quando compro ações para me desfazer imediatamente após sua valorização.

O curioso é que após retirar esse lucro migro o dinheiro desta operação de alto risco para um investimento muito conservador, o Tesouro Selic.

É sobre ele vou falar neste post.

Nós, brasileiros, somos carentes de educação financeira e de forma cultural recebemos a herança do investimento na poupança como sagrado.

No atual contexto, está na hora de questionar este padrão e nos fazer as perguntas certas a fim de obter as melhores respostas para cuidar o nosso dinheiro.






Os acomodados possuem a seu favor o argumento de que a poupança é simples, não envolve o pagamento de taxas de administração e nem de imposto de renda.


Muito embora a taxa Selic se encontre no nível mais baixo da história, cotada em 6,75% ao ano, o rendimento do tesouro Selic é maior do que a poupança pelo fato de que rende 100% da referida taxa selic, enquanto que no atual cenário (juros inferiores a 8,25% ao ano) a poupança renda apenas 70% da selic mais TR.

Como se não bastasse, conta a favor do tesouro o fato de que possui rendimento diário enquanto que a poupança devemos esperar o aniversário para ter a rentabilidade. Dessa forma, se o saque da poupança ocorrer antes dessa data, o investidor perde toda a rentabilidade do mês.

É importante ter em mente que o investimento no tesouro Selic se mostra mais vantajoso para quem deixa o dinheiro investido por mais tempo, pois a cobrança do imposto de renda varia de 22,5% para quem deixa o dinheiro investido por até seis meses até 15% para quem fica com o dinheiro por mais de dois anos.

A principal dica para começar a investir é procurar por um banco ou corretora que NÃO cobre taxa de administração, depois é fazer o cadastramento nesta instituição financeira e receber a senha de acesso à área restrita do Tesouro Direto.

Através do aplicativo tesouro direto você acompanha e realiza suas operações de compra e venda, consulta saldos e extratos dos investimentos.

Além do Tesouro Selic, existem outros títulos disponíveis como Tesouro Prefixado e Tesouro IPCA+.

Dessa forma, o tesouro Selic se trata de um porto seguro, já que você pode resgatá-lo antes do vencimento e o seu rendimento nunca será negativo. É importante saber que não há perda, não importa a variação da taxa, o investimento não vai diminuir.

No cenário de hoje é possível investir no título tesouro Selic 2023 por menos de cem reais, mais precisamente pelo valor de R$ 94,66.

Os meus objetivos atuais de investimento no tesouro Selic são de curto prazo, com planos de usar o dinheiro até o final do ano.

E você? Já definiu seus prazos e objetivos?

Último lembrete: seu dinheiro não é a Bela Adormecida para ficar dormindo na poupança.

Redes sociais: @papainabolsa.

Grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário