15 de out. de 2020

APRENDA A MATEMÁTICA DA RIQUEZA

Você pode se assustar com a matemática por trás das finanças. Coisas do tipo juros compostos, indexação de investimentos e outros termos estrangeiros de difícil compreensão. Mas, a conta mais importante que precisa fazer para ficar rico é muito simples, sabe qual?


(RECEITA) - (DESPESA) X TEMPO DE INVESTIMENTO


 Calcule seu fluxo de caixa livre:

Se você pretende aumentar seu patrimônio e enriquecer com o tempo, precisa gastar menos do que ganha.


Você deve desenvolver comportamentos que façam com que sua renda seja maior do que suas despesas mensais.


Por exemplo, ao criar este blog me filiei como associado da Amazon e quando você clica no banner e principalmente se compra algo, recebo uma pequena comissão pela indicação. Não existe uma cobrança adicional e esta atitude ajuda a manutenção do blog papainabolsa. Com esta atitude busco aumentar o meu fluxo de caixa.


O fluxo de caixa é a quantidade de dinheiro que passa em sua conta bancária a cada mês. É a sua entrada total de renda. Se você subtrair desta receita as despesas mensais, como alimentação, vestuário, contas a pagar etc.. você pode calcular o seu fluxo de caixa livre.


O dinheiro que sobra depois de pagar tudo, ou seja, o seu fluxo de caixa livre é a chave para enriquecer, pois com ele você pode economizar e investir para aumentar o seu patrimônio.


Você pode ganhar R$ 100.000,00 (cem mil reais) por mês, mas se seu fluxo de caixa livre for zero, você nunca ficará rico.


Vamos fazer contas: coloque no papel toda a sua receita mensal e subtraia suas despesas totais do mês para conhecer o seu fluxo de caixa livre.


- Investindo seu fluxo de caixa livre:


Agora que já sabe o número do seu fluxo de caixa livre, a próxima pergunta é:
Como você está alocando o seu dinheiro?


Se você deixar o dinheiro acumulado na sua conta corrente, seu saldo estará crescendo, mas também perdendo valor, levando em conta a inflação.


Investir o seu dinheiro, em vez de simplesmente economizá-lo, aumenta a sua renda. Portanto, investimento é o segredo para enriquecer, porque amplifica os seus ganhos e se continuar fazendo isso de forma consistente você receberá juros sobre os juros que fizer.


A depender do seu perfil, pode investir de forma mais conservadora na renda fixa (no cenário atual busque investimentos que pagam acima de 100% do CDI, com garantia do FGV), na renda variável (principalmente por meio de ações e fundos imobiliários), ou pode ainda mesclar as formas de investimentos em renda fixa e variável, mantendo, em qualquer hipótese, uma reserva financeira de emergência.

Quando a receita que você obter com os seus investimentos for igual a quantidade de receita que você precisa para viver, você estará financeiramente independente e não dependerá mais do seu trabalho para se manter.


Isso lhe dá a liberdade de abandonar o emprego e se aposentar mais cedo, mudar de emprego para algo que pague menos, mas você goste mais, aproveitar mais seu tempo, expandir seu estilo de vida etc.. Isso é a verdadeira riqueza - liberdade e segurança financeira.


- Lembre-se: tudo é uma questão de equilíbrio:


Digamos que após esta leitura, você pode ficar tentado a pegar todo o seu fluxo de caixa livre e investi-lo, para aumentar o seu patrimônio o mais rápido possível. Se você fizer isso é como entrar em uma dieta da moda, onde você perde muito peso ao passar fome, mas depois ganha tudo de volta e mais um pouco quando para de fazer dieta.


Portanto, o que precisa é ter um plano financeiro que possa cumprir a longo prazo, sem deixar de desfrutar da vida.


Descubra o que você precisa para estar satisfeito e direcione o resto para os investimentos. 


Sucesso e grande abraço.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário