23 de mar. de 2019

Comportamento do investidor diante da queda dos mercados

Observamos que logo após o Ibovespa atingir pela primeira vez na história a marca de 100 (cem) mil pontos, as ações começaram a corrigir e na última semana, praticamente todas elas fecharam no vermelho. Diante deste cenário, resta a pergunta: qual deve ser o comportamento do investidor diante das quedas do mercado financeiro?


A atitude mais comum, a primeira coisa que os investidores pensam em fazer é pular do barco. Isso acontece porque é difícil a gente se divorciar da emoção, principalmente a do medo da perda, do prejuízo.

É certo que ninguém gosta de ver os investimentos recuarem, muito menos eu.

Afinal, a gente se esforça para aportar e de repente ver o dinheiro diminuir com as quedas das ações é frustrante.

Com a queda atual, mais uma vez vi as ações da Cielo despencar para baixo de dez reais. Ainda assim, não irei vendê-las! 

 venda seria uma atitude precipitada e incorreta, pois a volatilidade é natural ao mercado de ações e tal flutuação deve ser ignorada, já que se trata de contínuo movimento da economia.

O preço da ação não importa, com exceção de que você esteja comprando ou vendendo naquele dia.

Já dizia Peter Lunch: O que torna as ações valiosas a longo prazo não é o mercado. É a lucratividade das empresas que você possui”.

Com o tempo, a medida que as empresas vão demonstrando lucros, cedo ou tarde, suas ações serão negociadas por um preço maior.

Assim, devemos escolher empresas bem-sucedidas e lucrativas. 

Quando o preço cai, os investidores ficam ansiosos e temerosos, mas se está recebendo dividendos, a volatilidade no curto prazo deve ser ignorada. 

Se não pretendemos vender agora, não há porque se preocupar com o preço atual. 

Devemos superar as angústias das quedas das ações com a possibilidade de fazermos ótimos negócios, comprando ativos a preços promocionais ou também aumentando posições com a diminuição do preço médio. 


Enfim, a dica é manter o objetivo no longo prazo e aguardar que dias melhores virão. 


Até a próxima. 


@papainabolsa





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário