13 de abr. de 2021

Investir ou Empreender?

Cresci com o pensamento de que investir na bolsa de valores era muito arriscado. Os filmes e as novelas transmitiam a mensagem de pessoas que perdiam tudo ao investir em ações. Teve uma hora que a chave virou...



A ideia que me fascinava era o empreendedorismo, ser dono do próprio negócio.


Até pouco tempo atrás ainda costumava pesquisar no google pelo termo "franquias baratas e lucrativas para abrir em um shooping".


Hoje digo com grande sinceridade que estou encantado com os investimentos em renda variável e seus dividendos (ações e fiis).


Obviamente que com uma loja/franquia a pessoa possui condições de faturar muito mais. Só que também vai aumentar o trabalho, o estress, as preocupações, os impostos, as metas, os boletos, os funcionários... ufa!! 


Meus amigos empreendedores vivem de altos e baixos, alguns meses bons, outros péssimos e agora na pandemia nem se fala. A realidade mais comum de quem empreende atualmente no Brasil ou é falir ou ficar endividado, infelizmente!


Na real, tenho preguiça até de pensar na hipótese de empreendedorismo.


O meu time agora é o da turma que optou pela tranquilidade.


Foco no trabalho, invisto todo mês e sinto satisfação de ver os dividendos pingando na conta sem esforço nenhum.


No início de mês é assim, recebo o salário, separo uma parte para pagar as contas, deixo um pouquinho na conta corrente para emergências e o restante vai todo para a corretora.


E como é bom receber dividendos!!


Uma parte dos lucros das grandes empresas sendo repartido com um pequeno investidor, de uma pequena cidadezinha onde o vento faz a curva no interior da Bahia.


Entre a última postagem do blog papainabolsa e esta atual já recebi dividendos do Banco do Brasil (BBAS3) e do Banco BMG (BMGB4) e ainda estou na espera deste mês cair na conta os dividendos do FII BBPO11, Petrobrás (PETR4) e do Grupo  CCR (CCRO3).


A título de informações as ações da Petrobrás serão negociadas ex dividendos no dia 15/04/2021 e o valor pago por ação vai ser de R$ 0,78 (setenta e oito centavos) a ser creditado em 29 de abril de 2021. Corre que ainda dá tempo!!


Assim, penso que a vida que vivemos é o resultado das nossas escolhas. Escolhi ser investidor e espero um dia colher os frutos da independência financeira.


Grande abraço e até a próxima.

6 comentários:

  1. BBPO11 está no meu radar. Que tem achado do fundo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sr. Disciplina,

      O rendimento mensal do fundo é muito bom. O problema é que os contratos de aluguel das agências do BB encerram em novembro de 2022 e provavelmente nem todos serão renovados, principalmente com a nova onda de agências virtuais.
      Particularmente, não compro mais.
      A chave do sucesso é a diversificação.
      Abraço

      Excluir
  2. Olá, PnB.

    Eu também pesquisa muito sobre abrir empresas, mas ultimamente parei. Vou focar em investir mesmo. Também busco tranquilidade.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Cowboy,

      Estamos juntos na mesma vibe, meu caro.
      Dinheiro nenhum compra paz e saúde!!
      Gosto muito do seu blog.
      Sucesso!!

      Excluir
  3. Olá amigo. Tema interessante e bastante polêmico, rsrs!

    Pra muitos realmente faz todo sentido. Para os quais nada paga essa tranquilidade de investir, estudar indicadores fundamentalistas, fazer adequadamente o stop picking (ou mesmo selecionar bons ETFs) e receber seus dividendos. 1 opção válida e que realmente dá clareza de um caminho a ser traçado.

    No entanto, temos que lembrar que a maioria das maiores fortunas, mesmo no Brasil, foram feitas no empreendedorismo e que um negócio bem sucedido tem muito mais potencial de escalabilidade do que ser um mero investidor atravès de salário mensal. Mas sabemos que não é nada fácil empreender no Brasil. Mas é 1 caminho possível. Conheço muita gente bem sucedida.

    ResponderExcluir
  4. Oi Chimpanzé,
    Essa discussão é muito interessante.
    Sempre fui fã do empreendedorismo e acho que é a porta mais acessível para a riqueza, mas a burocracia no Brasil é muito grande e os nossos exemplos de fracassos são muito maiores que os de vitória.
    Por outro lado, para viver de renda o valor aportado tem que ser uma importância considerável, por isso o caminho é longo!!
    Estou trilhando, pacientemente, a segunda opção!!
    Sucesso!!





    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário