10 de ago. de 2019

Você tem inteligência financeira?


  1. A palavra inteligência possui os seguintes significados no nosso dicionário: capacidade de conhecer, compreender e aprender, além de resolver novos problemas e conflitos e de se adaptar a novas situações.

  2. Vamos pensar nas nossas finanças pessoais, pois são elas que temos que administrar no cotidiano, para avaliar o nível de inteligência financeira. 


  1. Vejamos algumas competências fundamentais atreladas ao  nível de conhecimento sobre o tema.

  2. RESPONDA:

  3. 1)  Você entende questões relacionadas as nossas finanças pessoais,  como faturas, contas bancárias, empréstimos, controle de gastos, orçamentos e investimentos?

  4. É muito importante sabermos avaliar extratos, rendimentos, fazer planejamento de despesas e receitas.

  1. 2) Você tem capacidade de resolver problemas da nossa vida econômica, um erro de cálculo ou imprevisto financeiro?

  2. Aqui a matemática entra em cena, pois o conhecimento de juros e operações  faz necessário para guiar nossas escolhas

  1. Neste item, devemos lembrar que existem problemas de ordem emocional, como é o caso de saber dizer NÃO quando nos pedem dinheiro.

  1. 3) Você tem conhecimento de questões econômicas, relacinadas a economia de forma geral e como ela interfere em nossas decisões de investimentos para termos uma boa saúde financeira?

  2. Alguns parâmetros da economia se fazem essenciais para as nossas finanças, a exemplo de inflação, dolar, índices, taxa selic, entre outros.

  1. 4) Você possui habilidades e experiências econômicas, que usa para melhorar a sua vida?

  2. Aqui ainda que a gente tenha alguma experiência financeira é importante, sempre, nos questionar se a usamos de forma eficiente e também se existem outras alternativas.

  3. Se você respondeu afirmativamente as questões acima, saiba que tem nas mãos habilidades para ajudá-lo a continuar crescendo e evoluindo financeiramente para facilitar a realização das suas metas pessoais.

  4. Caso contrário, lembre-se que nunca é tarde para aprender, podendo utilizar, inclusive, dos serviços de um coaching financeiro. 

  5.  Coloque em prática a sua inteligência financeira. 

  6. Até a próxima. 

  7. @papainabolsa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe o seu comentário