20 de abr. de 2019

DINHEIRO NÃO É TUDO


Amigos investidores, este período da semana santa, na qual viajei com a família para a casa dos meus pais, me deixou mais reflexivo sobre a vida, dinheiro e as relações sociais.


Estes últimos anos foram marcados pelo objetivo de economizar, cortar gastos, investir, correr riscos para formar um capital necessário para construir a casa própria.

Ao enviar a declaração do imposto de renda de 2019 percebi o quanto o patrimônio deu uma guinada, mas com o início das obras já sinto hoje o declínio financeiro.

Talvez esta decisão do ponto de vista econômico tenha sido desastrosa, porque não será fácil começar do zero novamente.

Mas, me pergunte se estou realizado?

Digo a vocês que cada visita na obra e a cada parede erguida, sinto uma realização pessoal que não tem preço.


Não estou livre de preocupações, estresses e medo, porque o dinheiro até pode não trazer felicidade, mas nos dá segurança e tranquilidade.

Hoje, penso que a liberdade financeira tão almejeda, viver de rendas, deixar o trabalho, se dedicar apenas ao que gosta, e viajar pelo mundo, muito provavelmente não conseguirei alcançar.

Mas a meta de viver em paz, com objetivos e sonhos possíveis, tendo consciência financeira, vale muito mais a pena do que viver em crise pelo investimento com melhor retorno.

A pretensão do ser humano deve ser viver melhor e com alegria, ser mais tranquilo, praticar esportes, ter uma alimentação saudável, aproveitar os momentos com a família, acompanhar cada etapa do crescimento dos nossos filhos.

Devemos planejar o futuro, mas sem se esquecer do presente, do agora.

O dinheiro por si só não pode ser o nosso objetivo maior de vida. Muitas vezes ao invés de trazer liberdade, ele pode  escravizar as pessoas, que deixam de gastar para engordar cada vez as aplicações financeiras.

Quando a casa estiver pronta, meu saldo bancário estará pequeno.

Vou iniciar os novos aportes com mais consciência.

A minha relação com o dinheiro foi alterada e a meta do Papai vai ser VIVER BEM e APROVEITAR O TEMPO.


E você? O que está fazendo da sua vida hoje?

Muito além do dinheiro existem outros valores importantes: a solidariedade, o bem, o respeito ao próximo.

Nas postagens anteriores, gostava de encerrar os textos com a frase “Vamos juntos em busca da lucratividade”, encerro hoje com o chamado “Vamos juntos em busca de um mundo melhor”.

Feliz Páscoa para todos e um grande abraço.

Até a próxima.

4 comentários:

  1. Quando iniciamos a construção da nossa casa, ficamos literalmente lisos, sem um centavo para nada q não fosse pedra, areia, cimento... rss.. Foi um tempo de aprendizado e investimento no sonho da nossa casinha. Conseguimos mais do que imaginávamos, sem contar q percebemos q juntos somos fortes e podemos sempre renovar os sonhos e transformá-los em realidade. Feliz Páscoa papai!

    ResponderExcluir
  2. Cláudia, que legal você ter compartilhado a própria experiência.
    Gostei muito da sua observação no sentido de que os nossos sonhos podem ser renovados e o melhor de tudo é que a realização nos dá força para continuar. É disso que precisamos!
    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  3. Fala papai, parabéns pela construção da casa própria... Esse é o privilégio de poucas pessoas no Brasil.
    Realmente o dinheiro em espécie não é tudo. Não adianta a pessoa ter milhões no banco vivendo uma vida de privacoes.
    O bom do dinheiro é saber aproveita-lo.


    Parabéns mais uma vez pela casa !!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Sem Noção.
    Você abordou que a casa própria é um privilégio para poucos e quando estreitamos o conceito para casa própria e moradia digna, infelizmente, constatamos números ainda menores.
    Concordo com você, o bom uso do dinheiro é fundamental.
    Grande abraço e sucesso!!

    ResponderExcluir

Deixe o seu comentário